Caminho Novo

São 10Km de estrada até a divisa com o Município de Antônio Carlos/MG (onde continua outro trecho da estrada, também calçado), a divisa é na altura da Fazenda da Serra, antiga fazenda de escravos. Localiza-se na subida da Serra da Mantiqueira, conhecida na região também como “Serra do Navio”, calçado por paralelepípedos e calçamento originais de sua construção.

Durante o percurso pode-se observar bela paisagem natural, antigas fazendas e dois chafarizes da época de sua construção, além de algumas inscrições em pedras, tal como uma homenagem posterior a sua criação a Mariano Procópio datada de 1928. Estes chafarizes serviam para a parada de tropeiros que vinham do interior de Minas Gerais levando ouro para o Rio de Janeiro na época do Brasil Colônia.

Histórias regionais contam que ladrões escondiam-se nas matas da beira da estrada esperando os tropeiros para saqueá-los, neste período houveram diversas mortes e inclusive lendas de matadores locais que ajudaram Tiradentes em fuga no período da Inconfidência. A estrada é de grande beleza e variedade de espécies de fauna e flora. O calçamento encontra-se em bom estado de conservação.

Apesar de ser um dos trechos mais conservados do “Caminho Novo” detectaram-se alguns fatores negativos no percurso: há áreas de desmatamento logo na beira da estrada, não há sinalização de identificação turística durante o percurso, não existem guias para a condução ao atrativo, os chafarizes estão em estado de depredação e abandono e principalmente não existe proteção patrimonial, apenas serviços de capinas e manutenção do calçamento feito pela Prefeitura Municipal de santos Dumont.
A origem predominante dos visitantes é regional e local. O acesso mais utilizado é o rodoviário. Muitas pessoas preferem as caminhadas pelas trilhas que acompanham a Estrada Real.

Estrada Real - Turismo Ecológico

Comentários

Postagens mais visitadas