PLANO DIRETOR DE SANTOS DUMONT ENTRA NA FASE DE PESQUISA DE CAMPO

O Plano Diretor Participativo de Santos Dumont entra neste mês em sua próxima fase de elaboração, denominada de “pesquisa de campo”, com aplicação de questionários a um grupo aleatório da população, através da metodologia de pesquisa de campo com base amostral estatística. O trabalho busca a obtenção e apuração dos dados básicos sobre o município, visando a visualização dos aspectos urbanos e rurais, entre eles infraestrutura, transporte, saúde, educação, vocação econômica, economia, turismo e cultura. Além disso, visa ainda validar os dados obtidos em 2006.


As atividades de campo estão sendo coordenadas pelo arquiteto urbanista e sociólogo Mário Márcio Queiroz e pelos geógrafos Bruno Martins Lima e Rafael Pitangui do Prado Faria, integrantes da equipe do IDENC - Instituto de Desenvolvimento Municipal Nova Cidade, OSCIP de Juiz de Fora, responsável pelo desenvolvimento do Plano Diretor de nossa cidade.

Segundo o arquiteto Mário Márcio, o objetivo da aplicação dos questionários é confrontar as informações atuais com as obtidas em 2006, na primeira fase, quando foram aplicados questionários na cidade, no inicio do projeto do Plano Diretor, e também conhecer a situação sócio-econômica atual do município; comprovar o crescimento do comércio e principalmente saber como a população sandumonense está vendo o desenvolvimento econômico baseado na geração de trabalho e renda.

A programação de trabalho prevê 11 visitas de campo na sede do município e nos distritos São João da Serra, Formoso, Mantiqueira e Dores do Paraibuna, feita por uma equipe de estagiários do curso de Geografia do município de Juiz de Fora, num convênio firmado do IDENC- SIEE/UFJF. Visitas estas por setorização cartográfica, com a finalidade de alcançar uma regionalidade maior.

Para Geovane Martins, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Santos Dumont, coordenador do Plano Diretor, cada nova etapa iniciada e concluída é muito importante para a conclusão final que representará um marco para a nossa cidade. A expectativa é de que ao concluirmos o PDP de Santos Dumont o Governo Municipal possa entregar a comunidade sandumonense um documento fiel às suas necessidades e pronto a promover o pleno desenvolvimento do município, viabilizando alternativas econômicas existentes, o crescimento ordenado e o respeito ao meio ambiente.

Também no dia 27 de abril, aconteceu a primeira reunião do Núcleo Gestor no centro cultural Paulo de Paula, que contou com a presença de diversas lideranças locais, na qual o IDENC apresentou um resumo de como vai ser executado os trabalhos na fase atual e também apresentou alguns resultados das pesquisas e mapas já em fase de confecção, os mapas se encontram para download no endereço: www.cabangu.com.br/downloads/mapa_santos_dumont_mg.rar .

A coordenação do Plano Diretor de Santos Dumont aproveita e convida os sandumonenses que tenham interesse em participar do núcleo gestor, para as reuniões que acontecem sempre na última quarta-feira de cada mês, as 19h. Maiores informações no “Centro Municipal de Desenvolvimento Rural” na Rua Manoel de Paula, 19 ou pelo email: planodiretor@santosdumont.mg.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas